Linhacima

O evento proporcionou um espaço para interação e aprofundamento dos temas, reforçando a busca por soluções inovadoras para o progresso sustentável das cidades pernambucanas.

No segundo dia do 7º Congresso Pernambucano dos Municípios, realizado nesta terça-feira (16), dois temas cruciais para o desenvolvimento municipal foram discutidos em palestras que mobilizaram gestores, autoridades e profissionais da área.

Uma das palestras abordou o tema “Captação de recursos e parcerias para o desenvolvimento municipal”, e tinha como palestrantes a secretária executiva de desenvolvimento regional e captação, Cintia Albuquerque; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Flávio Gavazza; a especialista em captação de recursos, Gláucia Bernardes; o chefe de departamento de infraestrutura social do BNDES, Gustavo Nonato; e a gerente da plataforma de investimentos da área de ativos do Banco do Nordeste, Silvia Bezerra.

Os participantes desse bate-papo foram guiados por uma análise sobre a importância das articulações constantes para a obtenção de emendas parlamentares e outras fontes de financiamento. Questões como a operacionalização das emendas, os processos para solicitação de recursos e as negociações com o Governo Federal para ampliação dos investimentos municipais foram destacadas. Além disso, foram discutidas as leis de incentivo, que representam uma oportunidade valiosa para os municípios fortalecerem suas ações em programas sociais através de parcerias com a iniciativa privada e entidades não governamentais.

Já na segunda palestra, intitulada “Excelência na gestão do SUAS: renda, inclusão e proteção social”, o foco recaiu sobre o desafio de transformar dados em informações estratégicas para o planejamento eficiente. Foi ressaltada a importância de uma rede socioassistencial bem estruturada, com instalações próprias e adequadas aos serviços oferecidos, como um elemento-chave para a gestão de excelência no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A consolidação do SUAS como uma política pública de relevância foi outro ponto de destaque durante a palestra. Ao final das apresentações, foi aberto um espaço para perguntas e respostas, permitindo que os participantes interagissem e aprofundassem ainda mais o debate sobre os temas abordados.

Neste debate, estiveram presentes: Carlos Eduardo Braga Farias, Secretário de Desenvolvimento Social; Ieda Castro, diretora de gestão do CadÚnico/MDAS; Penélope Regina, presidente do Congemas e Valdiosmar Vieira, secretário de Assistência Social de Aracaju/SE.

O 7º Congresso Pernambucano dos Municípios reafirmou a importância do diálogo e da busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas gestões municipais, consolidando-se como um espaço fundamental para o compartilhamento de conhecimento e experiências na busca pelo desenvolvimento sustentável das cidades pernambucanas.



ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Rua Capitão Amador Monteiro, nº 59,

CEP: 55.320-000 – Centro

Lagoa do Ouro  PE

CNPJ: 11.240.199/0001-41

Expediente

Expediente

De 8:00 às 14:00 de Segunda a Sexta-feira

 

E-mail: camaralagoaouro@hotmail.com

Fone/Fax

(87) 93785-1402

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support